quinta-feira, 26 de maio de 2011

“DIA DA PARTICIPAÇÃO CIDADÔ EM SÃO GONÇALO


A Ação da Cidadania realiza nesta sexta-feira, 27/06/11, na comunidade de Ipiiba, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, o Dia da Participação Cidadã (DPC), quando serão oferecidos serviços sociais e atividades culturais à população, como parte integrante do projeto Cidadania em Ação.

O evento acontece de 9h às 17h, na Praça Ipiiba, e conta com a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Esporte e Lazer, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Izabel e do Comitê Creche Comunitária das Mães Trabalhadoras, integrante da rede da Ação da Cidadania, entre outras instituições.

Neste dia, os moradores da região poderão se inscrever no Cadastro Único do governo federal, nos programas Bolsa Família e Pro Jovem Adolescente, e em cursos de corte e costura, artesanato, confecção de móveis com garrafa pet, dança de salão e ginástica. Os cursos são oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o objetivo de gerar emprego e renda e promover a socialização da comunidade.

Uma equipe de técnicos do CRAS dará instruções sobre os critérios de inclusão nos programas sociais governamentais e os requisitos para obter a isenção de taxa para 2ª via de documentos junto ao DETRAN, tais como certidões de nascimento, casamento e óbito, além da carteira de identidade. A orientação abrange ainda o direito aos acompanhamentos clínicos em diversas especialidades, realizados por clínicas médicas particulares conveniadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Serviços de manicure, depilação e corte de cabelo também serão fornecidos gratuitamente. Para o público infantil haverá aplicação de flúor e atividades recreativas, em parceria com o SESC local e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Segundo informações da PNAD 2006/IBGE, há no município de São Gonçalo 46.462 famílias pobres no perfil do Bolsa Família, ou seja, com renda per capita mensal de até R$ 140,00 e filhos com idade máxima de 17 anos. Desse total, 43.308 famílias já são beneficiárias do programa.


Serviço

Andréa Barreto
Assessoria de Imprensa
Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida
Av. Barão de Tefé, 75 Saúde Rio de Janeiro RJ 20220-460
Tel.: (21) 2233-7460 / 2253-8177
Cel.: (21) 9883-7542 / 8464-4265

Nenhum comentário: