segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Livros sem Fronteiras com Johannes Van De Ven

Johannes van de Ven,
Louvaina, Bélgica,
Professor

O que te atrai num livro, na literatura?
Livro para mim representa horizonte novo, viagem pelo espaço, encontrando sabedorias e sabores, entrando em mundos imaginários, conhecer outros ambientes, decifrar outras culturas, conhecer novas pessoas, alimentação mental, nova inspiração intelectual e espiritual...

Porque você lê? Livro é bom?
Leio para crescer. Leio para alimentar a minha alma, a minha consciência, o meu espírito. A curiosidade é a mãe da sabedoria e da ciência. Não há progresso, sem leitura.
Livro para mim é contemplação, às vezes para estruturar algo confuso, às vezes para superar limites arbitrariamente impostos por burro-cratas... Livro para mim é sempre o melhor e maior presente para aniversário e Natal.
Sempre estou curioso em saber quais são os livros que as pessoas estão lendo. Ler é realizar sonhos e, ao mesmo tempo, criar novos sonhos... Ler é um caminho que não tem destino final, é uma caminhada contínua, uma viagem só de ida pelo espaço e tempo.

O que você acha que se deve fazer para que as pessoas leiam mais...
Em primeiro lugar, os pais, e em segundo lugar, as escolas, tem um papel extramemente importante para estimular leitura. Acho que os pais e as escolas deveriam alimentar bem mais o mundo de leituras.
Leitura abre novas perspectivas para pessoas que enfrentam dificuldades.
Leitura abre espaço e novos ambientes para pessoas que não tem meios para viajar para fora.
Leitura enriquece a alma e aumenta oportunidades no mundo de trabalho. Ou seja, só tem vantagem. Livro pode servir para equilibrar pessoas, é curativo, é uma tremenda riqueza que custa relativamente pouco.

No seu país as pessoas lêem muito, ou não...
Aqui na Europa, as pessoas lêem bastante. Nos trens, as pessoas sempre tem um jornal ou livro. Até nos trens, tem vagões só para leitura. Isso é bom demais. Porém, acho que as pessoas ainda perdem muito tempo com notícias e televisão.
Ler um bom livro, aprofundar conhecimento, é bem mais importante e interessante do que ler apenas manchetes no jornal ou ver o jornal na televisão. Uma super vantagem de viver aqui na Europa é o acesso a outras línguas: ler livros em várias línguas aumenta o conhecimento do outro.
Ler um livro em português, alemão, francês ou inglês não é a mesma coisa. Uma outra língua é um outro modo de entender a realidade, explicar o mundo. Falar outras línguas abre novos horizontes. O livro traduzido perde muito.
Por exemplo, acho impossível ler o Jorge Amado numa outra língua pois é simplesmente impossível captar aqueles gestos tão brasileiros. É complicado traduzir conceitos tão brasileiros como "saudades", "jeitinho" mas também "não vendo fiado" ou "deu um imprevisto" para um gringo... Língua é cultura.

Quantos livros você costuma ler num ano?
Vários. Costumo ler vários livros ao mesmo tempo. Começo o dia com o jornal, mas só para uma leitura dinámica. Durante o dia, gosto de ler pesquisas e livros científicos. Durante à noite, quero viajar na cabeça, ou seja, ler ficção, isso é bom para alimentar a curiosidade! Recomendo "O Mundo de Sofia" do noruguês Jostein Gaarder e "A alma imoral" do rabino carioca Nilton Bonder para aumentar horizontes.
Recomendo os livros do Salmon Rushdie, Jorge Amado e José Saramago para outras viagens pelo espaço e tempo. Também recomendo todos aqueles "clássicos do bolso" que você pode comprar nos bancos de jornal por preço de banana, especialmente o maravilho "Candide" de Voltaire, que continua sendo para mim o livro nº 01 de todos os tempos!

Nenhum comentário: