terça-feira, 28 de setembro de 2010

Rene Silva no RG.Com

Muito prazer... meu nome é Rene Silva dos Santos, sou morador do Morro do Adeus, comunidade que fica dentro do Conjunto de Favelas do Alemão, em Bonsucesso, na zona norte do RJ.
Tenho 16 anos, e atualmente curso o 1o ano do ensino médio no Colégio Estadual Lélia Gonzales. Eu curto muito acessar a internet para ler emails, gosto muito de receber emails importantes e que fazem a diferença. Gosto bastante de usar a ferramenta do Twitter e do Facebook.
Quando surgiu a idéia de criar um jornal comunitário, e por quê?
Aos 11 anos decidi criar um jornal pra minha rua logo depois que eu participei do Jornal-Escolar. A idéia deu certo, e consegui patrocinadores, anunciantes que mantém o jornal circulando com 3 mil exemplares no Morro do Adeus, dentro do Conjunto de favelas do Alemão.
O jornal "Voz da comunidade" surgiu quando eu estava com meus primos e amigos e tínhamos que decidir um nome que chamasse atenção dos moradores, decidimos então colocar este nome porque a idéia era dar voz para a população desta rua e comunidade.
A idéia do jornal é desmistificar um pouco o "mito" da vida em comunidade, dando voz aos moradores?
Sim, a idéia na verdade é mostrar ao povo da comunidade o que está acontecendo na sua própria comunidade e assim aumentar a expectativa de algum evento divulgado através do jornal. Temos a idéia também de mostrar que a comunidade não é só o que as pessoas assistem na TV ou lêem em jornais e revistas, é totalmente diferente, é a comunidade dos moradores.
Desde o surgimento do jornal até a presente data, qual foi à manchete mais importante em sua opinião e\ou qual você mais curtiu em fazer?
A que mais me chamou atenção foi a de uma moradora, a Dona Maria, que mora na Rua Horácio Picorelli, eu me lembro que em janeiro de 2006, teve aquela chuva bem pesada e esta moradora perdeu tudo. Foi a minha primeira reportagem, e a que deu uma grande repercussão na comunidade.
Como é a reação dos moradores? Eles interagem com você - jornal enviando sugestões de pauta, querendo colaborar na equipe?
Os moradores sempre me ligam, ou quando me vêem na rua dizem para colocar alguma reclamação de esgoto a céu-aberto, essas coisas sempre são pedidas quando eu ando na rua. Também temos um canal bastante usado que é o email, alguns enviam fotos para serem publicadas no Jornal e eu já reservo o espaço na próxima edição.
E a parceria com AfroReggae?
A parceria com o AfroReggae surgiu este ano, na verdade. O José Júnior me conheceu através do twitter, tentei falar bastante com ele, até que um dia ele me respondeu e começamos a conversar, marcamos um dia pra conversar e daí pra frente só aumentou o trabalho...rs
Conseguimos muito apoio e parceiros através do AfroReggae. Eles até pagaram adiantado a última página do jornal por um ano. É deles, reservaram!!!
Que mudanças este trabalho comunitário trouxe para a vida do adolescente Rene Silva?
Bastante, as pessoas me vêem como exemplo na comunidade, até mesmo os jovens da minha idade, que costumam acessar bastante internet e assistir TV estão sempre ligados e antenados no que está passando, e quase sempre está passando uma matéria sobre a história do meu jornal em algum canal.
E, como você a oportunidade que a web traz de disseminar conteúdo, valores de uma "minoria" para a sociedade, e reafirmar que ali tem pessoas de bem, tem pessoas que buscam através de suas ações um amanhã mais próspero?
Vejo isto como um avanço tecnológico, às vezes eu penso assim, “será que isto é real”?
É mais que real! As pessoas realmente te reconhecem e tendem a ter certa confiança na qual nunca será perdida, se depender de mim.

Nenhum comentário: